Visita monitorada na FSP-USP será no dia 14; confira como foi a participação da Faculdade na Feira USP e as Profissões

A Feira USP e as Profissões acabou, mas as atividades para conhecer os cursos ainda não. As unidades da USP têm agora na agenda as visitas monitoras para os alunos do Ensino Médio. As visitas integram a programação da Feira e podem ser feitas mediante inscrições pelo site. Na FSP-USP, as visitas monitoradas para os cursos de nutrição e saúde pública acontecem no dia 14 de setembro, a partir das 8h.

A movimentação da Feira no campus do Butantã foi intensa durante os dias 1, 2 e 3 de setembro. Em sua 16ª edição, o evento contou com exposições, palestras e atividades interativas para mostrar aos estudantes os conteúdos curriculares e as formas de ingresso na Universidade.

A professora Carinne Magnago, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, foi uma das coordenadoras da participação da FSP-USP no evento. O estande recebeu interessados nos cursos de nutrição e de saúde pública da FSP-USP, além do curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). A participação de alunos da FSP-USP e do pessoal da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) da FSP-USP foi fundamental, segundo a professora.

“Nada teria acontecido sem a atuação dedicada da CCEX da FSP-USP, representada pela Antônia e pelo Fábio, e dos alunos que atuaram como monitores nos estandes, recebendo, informando e interagindo com o público. Eles foram verdadeiros protagonistas. Atuaram com paixão, apresentando lindamente os cursos, a nossa unidade e a USP. Nosso estande ficou muito movimentado, recebendo estudantes do Ensino Médio, pais e professores de escolas”, conta Carinne.

O estande da FSP-USP expôs uma amostra de insetos que fazem parte da Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP e do acervo do Departamento de Epidemiologia. Foram distribuídos também folders explicativos sobre os cursos.

Os monitores de Saúde Pública criaram um jogo de cartas especialmente para a Feira, visando interagir ludicamente e atrair os estudantes que estavam por lá; também disponibilizaram um QR Code com informações sobre o ingresso na USP.

O monitor Guilherme Oliveira, aluno do 2º ano do curso de saúde pública, disse que a experiência foi incrível e espera poder participar das próximas vezes. “É muito bom poder vivenciar esses momentos e mostrar para as pessoas o quanto nosso curso é legal”, comenta.

“Foi muito divertido estar lá e mostrar para os outros a beleza e a importância do nosso curso e da FSP-USP”, relata o monitor Christian Sato, também aluno do curso de Saúde Pública.

Para a monitora Renata Nascimento, aluna do curso de saúde pública, muitas pessoas passaram no estande da FSP-USP, incluindo professores, pessoas de todas as idades e gêneros e até crianças que já querem iniciar o processo de conhecer diferentes profissões. “Cada um com uma história que foi acolhida por nós”, conta.

Para complementar as atividades, as professoras Marília Louvison e Maria Anice Sallum, ambas da FSP-USP, realizaram um bate-papo híbrido com estudantes do ensino médio sobre os temas “Sanitaristas na luta contra a pandemia de COVID-19” e “Urbanização e arboviroses”. As palestras estão disponíveis para consulta no site do evento.

Inscreva-se para as visitas monitoradas no site da Feira USP e as Profissões.

Confira aqui o programa da visita do curso de Saúde Pública

Confira aqui o programa da visita do curso de Nutrição