Lançamento do “Manual Internacional de Ensino e Aprendizagem em Promoção da Saúde”

Recentemente foi publicado o “Manual Internacional de Ensino e Aprendizagem em Promoção da Saúde – práticas e reflexões ao redor do mundo”, um e-book com edição do professor Marco Akerman do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP e de Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

O livro digital reúne relatos de representantes de países ao redor do mundo sobre o campo da promoção da saúde, como uma ferramenta para contribuir para a construção de um mundo mais justo, que respeita os direitos humanos e auxilia na contenção das crises climáticas atuais. A obra proporciona ainda, um espaço para mostrar as oportunidades existentes dentro do campo da pesquisa em promoção da saúde para estudantes de graduação.

A criação do manual foi idealizada após a realização da 23ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, que ocorreu em abril de 2019, em Rotorua, na Nova Zelândia. Naquele ano, o evento teve como foco discutir como estava sendo conduzido o tema da promoção da saúde pelas universidades ao redor do mundo. A partir disso, um grupo de brasileiros sugeriu a ideia de que os representantes presentes compartilhassem os métodos e procedimentos de ensino utilizados em seus respectivos institutos de origem, para fomentar o debate. De forma surpreendente, a sugestão teve grande aceitação e foi abraçada por muitas pessoas presentes na conferência.

O ebook é uma junção dessas discussões apresentadas no evento, bem como as preocupações que afligem o cenário internacional da promoção da saúde.

“Foi uma linda experiência com 47 capítulos de 25 países. Tudo começou no Congresso Mundial de Promoção da Saúde em 2019, quando vimos que o assunto era uma necessidade de docentes de vários países”, comenta o professor Marco Akerman.

Além da coordenação brasileira, a elaboração deste projeto contou com a colaboração de professores da Itália, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Taiwan e Bélgica.

O PDF completo do e-book pode ser acessado por este link.