O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS), da Faculdade de Saúde Pública da USP, prossegue a Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada nas Unidades Básicas de Saúde desde 28 de março. A partir de 04 de abril, a vacina passou a ser disponibilizada para idosos com 60 anos e mais e para profissionais de saúde. A vacina utilizada é a Trivalente produzida pelo Instituto Butantan.
Importante ressaltar que o CSEGPS também realiza a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, no período de 04 de abril a 03 de junho, e que os profissionais de saúde deverão receber uma dose Sarampo concomitante com a da Influenza, conforme situação vacinal.
Grupos elegíveis
- A partir de 04/04/2022 – idosos com 60 anos e mais; e profissionais de saúde.
- A partir de 02/05/2022 – crianças acima de 6 meses de vida a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas.
- A partir de 09/05/2022 – Povos indígenas; profissionais da educação de escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de deficiência com o devido comprovante; portadores de comorbidades com o comprovante da condição de risco (verifique lista de comorbidades contempladas).
- A partir de 16/05/2022 – forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transportes coletivos; trabalhadores de transportes rodoviários de passageiros urbanos e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Observações importantes
É obrigatória a apresentação de documento de identidade, carteira vacina e Cartão SUS, bem como outros comprovantes quando necessário (cartão gestante, holerite ou crachás de profissionais de educação, comprovante de deficiência e comorbidades).
A vacina contra a Influenza pode ser administrada concomitante com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.
As vacinas contra a COVID-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário de Vacinação na população a partir dos 12 anos de idade.
Para as crianças de 5 a 11 anos de idade, entre as vacinas de Influenza e COVID-19 deverá haver um intervalo mínimo de 15 dias. A prioridade neste momento será a vacina contra a COVID-19.
Nas pessoas com infecções respiratórias, a vacinação contra a Influenza deverá ser adiada até a recuperação do quadro infeccioso.
Para outras informações, consulte os sites:
www.prefeitura.sp.gov.br
www.saude.sp.gov.br
www.deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br (destina-se a informações sobre vacinação COVID-19)