O Outubro Negro é um ciclo de eventos organizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP, com apoio de sua Comissão de Cultura e Extensão. Ocorre anualmente desde 2018 com o objetivo de discutir as condições de vida e saúde da população negra, bem como os efeitos do racismo e a luta antirracista no Brasil.
A edição de 2021 tem como foco os efeitos da pandemia da Covid-19 na população negra e como homenageada Laudelina de Campos Melo (1904-1991), defensora dos direitos das mulheres e fundadora da primeira associação de trabalhadores domésticos do Brasil.
Serão realizadas mesas de debates e uma apresentação artística. Todas as atividades serão gratuitas e transmitidas pelo canal do Youtube da Faculdade de Saúde da USP, sem necessidade de inscrição prévia.
Datas: 06, 13 e 20/10/2021 – às 19h
Local: Canal da FSP no Youtube: https://bit.ly/39TITuf
Programação:
1º Dia – 06/10 (quarta-feira)
19h às 21h – Vida e morte: indicadores e estratégias no contexto da pandemia
A mesa visa discutir os impactos da pandemia de Covid-19 na população negra, assim como as estratégias de enfrentamento e cuidado desenvolvidas neste contexto.
Palestrantes:
– Emanuelle Freitas Goes – doutora em Saúde Pública e pesquisadora do Cidacs/Fiocruz;
– Jeane Saskya Campos Tavares – psicóloga e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB);
– Lúcia Maria Xavier de Castro – ativista dos direitos das mulheres negras e coordenadora da ONG CRIOLA;
– Paulo Silva – Coletivo Negro da FSP
Mediadores:
– Ananda Melo King – Pós-graduada em gestão da comunicação, Mestra em antropologia cultural e doutoranda em saúde global e sustentabilidade
– Thays Nascimento Souza – Mestre em Ciências, doutoranda em nutrição em saúde pública
2º Dia – 13/10 (quarta-feira)
19h às 21h – Preta(o), o que você comeu hoje? Reflexões sobre a (In)Segurança Alimentar
O segundo dia do evento haverá uma roda preta com o tema: Preta(o), o que você comeu hoje? Reflexões sobre a (In)Segurança Alimentar”. Nesta roda preta, a proposta é entrevistar mulheres que estão na linha de frente do combate às adversidades da pandemia com foco na promoção da segurança alimentar para as populações mais vulneráveis. Com Carmen Silva, coordenadora do Movimento dos Sem Teto do Centro de São Paulo; e Luana de Brito, ativista alimentar e do movimento de mulheres negras. Mediação das integrantes do coletivo Carolina Maria de Jesus.
Mediação:
- Melissa Yasmin Alves Terrão, técnica em nutrição e dietética, graduanda em nutrição pela FSP e pesquisa as relações de alimento e trabalho de entregadores de aplicativo;
- Beatriz Oliveira Santos, técnica em nutrição e dietética, graduanda em nutrição pela FSP e pesquisa as relações de alimentação e trabalho de entregadores de aplicativo.
Debatedores:
- Carmen Silva, coordenadora do Movimento dos Sem Teto do Centro de São Paulo; e
- Luana de Brito, ativista alimentar e do movimento de mulheres negras. Mediação das integrantes do coletivo Carolina Maria de Jesus.
3º Dia – 20/10 (quarta-feira)
19h às 21h – Lutas(os) invisibilizadas(os): População negra e COVID-19
No terceiro e último dia de nosso evento teremos uma mesa de debater com tema: Os Invisíveis presentes: trabalhadoras(es) essenciais da linha de frente
A mesa tem o objetivo de refletir sobre os efeitos da pandemia em algumas das categorias de trabalhadores, em especial aquelas historicamente ocupadas por pessoas negras. Com Jamila Costa, enfermeira do Médico Sem Fronteiras; e Luiza Batista, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Mediação das integrantes do coletivo Carolina Maria de Jesus.
Mediação:
- Amanda Aparecida Silva
Maria Fernanda Paiva.
Debatedores:
- Jamila Fabiana De Oliveira Costa – Enfermeira do Médico Sem Fronteiras,
- Luiza Batista Pereira – Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad)
20h30 – Apresentação artística de encerramento: Melvin Santhana, cantor e multi-instrumentista paulistano.
Certificados:
Somente receberão certificados as pessoas que preencherem este formulário a partir de 30 minutos antes do evento até 30 minutos após o final do mesmo. O link do formulário também fica disponibilizado no Chat do evento.
Para mais informações: coletivonegrofsp@gmail.com
Redes sociais: @coletivonegrofsp (Instragram) e Coletivo Negro FSP/USP (Facebook)
Foto da homepage: Retrato de Laudelina de Campos Melo – Divulgação.