
Arte: Taís de Melo Morais/Ascom FSP-USP
A reciclagem de lixo foi paralisada durante a pandemia, por representar possíveis riscos aos catadores. Os 5 R’s da teoria da sustentabilidade passaram a ser mais necessários do que nunca: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Mas e o aumento do uso do álcool em gel e das máscaras, tão necessários na pandemia, será que estão impactando o ambiente e a saúde? De que forma?
Para responder a essas questões, convidamos a professora Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, para inaugurar o “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP. Os programas, produzidos pela equipe de Assessoria de Comunicação da FSP-USP, irão apresentar, quinzenalmente, temas transversais mostrando que a saúde pública está em todo lugar, em diferentes âmbitos da vida em sociedade.
O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo Anchor e Spotify, nos respectivos links https://anchor.fm/saudepublicafsp-usp e https://open.spotify.com/show/4filA1ReFq7ycig7pGz52N
O professor Oswaldo Yoshimi Tanaka, diretor da FSP-USP, destaca o importante papel da instituição na disseminação do conhecimento em saúde pública e reforça a toda a comunidade FSP-USP que participe e se aproprie da nova mídia, enviando sugestões de pautas e de entrevistas.
Sob a coordenação editorial da jornalista e bacharelanda em saúde pública na FSP-USP, Sylvia Miguel, o podcast “Saúde É Pública” contou com a orientação do professor Eduardo Vicente, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e a voz do radialista Cido Tavares, da Rádio USP, nas vinhetas, com faixas sonoras de abertura e encerramento cedidas gentilmente pelo artista @tin_moosic. A pós-edição é da estagiária Taís de Melo Morais. Os primeiros episódios tiveram a coprodução da estagiária Mariana Carrara, que também apresentou os boletins com a estagiária Taís. A apresentação e as entrevistas foram feitas também pela jornalista Sylvia Miguel, que já atuou no Jornal da USP e em outras unidades da USP, como o Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
“No próximo episódios teremos a participação do professor Gonzalo Vecina falando da profissão do sanitarista. O tema rendeu e teremos uma suíte continuando o assunto no terceiro episódio, com a participação da professora Marília Louvison e da convidada especial Indyara de Araujo Morais, sanitarista e presidente da Associação dos Bacharéis em Saúde Coletiva. Elas falam sobre o controverso assunto da regulamentação da profissão do sanitarista. Já temos outras entrevistas gravadas, entre elas, da nutricionista Aline Martins de Carvalho, que vai contar um pouco sobre o que é ser nutricionista num mundo globalizado e dominado pelas redes sociais”, afirma a jornalista Sylvia Miguel.
Arte na home: Taís de Melo Morais/Ascom FSP-USP