No artigo “Biodiversidade e interligações da saúde humana oferecidos em ensino superior: uma primeira visão geral global“, de autoria de CIANFAGNA, Mark, et al. produzido na Universidade de Genebra e divulgado na revista científica “Frontiers in Public Health, 2021, vol. 9, no. 637901”, o Programa de Pós-graduação Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é citado como um dos poucos no mundo a tratar da relação entre biodiversidade e saúde humana.
No artigo, os autores investigam o quão bem incorporada a biodiversidade e as interligações da saúde estão nas ofertas institucionais de ensino superior. Segundo os mesmos, “a biodiversidade está intimamente ligada à saúde humana, como uma área importante de pesquisa da Convenção sobre Diversidade Biológica e uma via-chave para a disseminação de biodiversidade e conhecimento da saúde”.
A pesquisa usou os programas de educação como ponto de partida, onde foi coletada uma lista global de instituições que potencialmente, realizam educação vínculando a biodiversidade e a saúde por meio de pesquisas publicadas, parceiros acadêmicos de conglomerados globais e suas próprias redes. Em seguida, os pesquisadores analisaram as ofertas dessas instituições para determinar o grau de integração de interligações entre biodiversidade e saúde.
Foram encontramos 105 ofertas educacionais em biodiversidade e interligações de saúde de 89 instituições em 30 países. Estas interligações foram principalmente encontradas em faculdades de saúde pública, ciências veterinárias e medicina, com vários graus de cobertura das interligações, concluindo que educação incorporando as ligações entre biodiversidade e saúde existem globalmente.
O Programa de Pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP é citado como o 11º. na relação de 89 institições em 30 países do mundo que pesquisam o tema.
Iniciado em 2013, o Programa tem por objetivo formar docentes e pesquisadores com ênfase em políticas, sistemas e instituições internacionais de saúde global e ambiente sustentável; e em sustentabilidade, deslocamentos humanos e modos de vida no contemporâneo. Foi avaliado, em seu primeiro credenciamento, com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente o Programa é coordenado pelas Profas. Deisy Ventura e Helena Ribeiro, ambas Professoras Titulares do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.
Fonte: ASCOM/FSP-USP com informações da Profa. Helena Ribeiro.