A  |  A+ |  A-
Docente da FSP é o “research partner” de Reunião da OMS em Berlim
Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Reunião da OMS em Berlim atualiza e impulsiona a Promoção da Saúde no Desenvolvimento Sustentável: Marco Akerman é o “research partner” do grupo de “Mobilização Social”

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG), aprovados pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2015, visam “garantir que todos os seres humanos possam satisfazer o seu potencial com dignidade e igualdade em um ambiente saudável”.Em novembro de 2016, o mundo se juntou em Xangai, na China, e aprovou uma visão ousada para a promoção da saúde na era dos SDGs. Nunca antes a promoção da saúde foi colocada tão claramente no centro de uma agenda global.

A Declaração de Xangai, aprovada na 9ª Conferência Global para Promoção da Saúde, reconhece a saúde e o bem-estar como essencial para o desenvolvimento sustentável.

A OMS e o Governo da Alemanha convocaram a primeira reunião do Grupo Global de Consulta sobre a Promoção da Saúde nos SDG em 11 e 12 Dezembro de 2017, em Berlim, Alemanha.

Os objetivos da reunião foram:

1. Examinar o progresso no avanço das ações da Declaração de Xangai desde a conferência;

2. Discutir estratégias, abordagens e intervenções políticas que possam acelerar a promoção da Saúde nos SDGs
3. Desenvolver um roteiro para apoiar a ação do país na promoção da saúde nos SDGs.
Para permitir estas escolhas políticas quatro pilares estratégicos de promoção da saúde foram definidos:
Good Governannce
Cidades saudáveis
Health Literacy
Mobilização social.
Marco Akerman é um dos membros deste grupo e é o “research partner” no grupo de “Mobilização Social”

As interligações entre os SDGs ressaltam o papel da mobilização social como mecanismo de envolvimento de vários atores, dos setores de saúde e não-saúde, na promoção da saúde para o desenvolvimento sustentável.
A globalização acrescenta outra dimensão, pois os interesses locais e globais também são interligados. A mobilização social oferece uma ponte que liga compromissos globais com ações locais. Através destas diferentes interligações, a mobilização social garante que o poder seja compartilhado entre os diferentes atores em todos os níveis, e que os benefícios se estendam a todos – especialmente aqueles que normalmente são deixados nas margens.

UM MOVIMENTO GLOBAL QUE ASPIRA NÃO DEIXAR NENHUMA PESSOA NEGLIGENCIADA

O Grupo Consultivo Global sobre Promoção da Saúde nos SDGs, composto por especialistas de todas as regiões da OMS, tem a tarefa de fornecer liderança técnica, fornecendo recomendações sobre intervenções políticas que promovam a Declaração de Xangai.

Fonte: Marco Akerman