Revista Britânica publica número especial sobre ultraprocessamento de alimentos, conceito desenvolvido no NUPENS/USP
Capa da Revista.

Revista da Sociedade Britânica de Nutrição publica número especial sobre ultraprocessamento de alimentos, conceito desenvolvido por pesquisadores do NUPENS/USP

A revista científica Public Health Nutrition, editada pela Sociedade Britânica de Nutrição, publicou no dia 13 de dezembro de 2017 um número especial dedicado a estudos sobre alimentos ultraprocessados e sua influência na saúde humana. O número especial da revista, totalizando 252 páginas, apresenta 26 artigos científicos assinados por pesquisadores de universidades e centros acadêmicos de vários países, incluindo Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Inglaterra, México, Nova Zelândia, Líbano e Uruguai. Parte desses artigos é produto do projeto temático FAPESP ‘Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países’ do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP).

O conceito relativo ao ultraprocessamento de alimentos foi desenvolvido por pesquisadores do NUPENS/USP no âmbito de uma nova classificação de alimentos baseada na extensão e propósito do processamento industrial a que o alimento é submetido. O conceito e a classificação (denominada NOVA) foram propostos pela primeira vez em artigo publicado em 2009 pela mesma revista Public Health Nutrition. Desde então, conceito e classificação vêm sendo amplamente utilizados em estudos sobre sistema alimentar, dieta e saúde, em documentos técnicos de organismos internacionais, como a FAO e a Organização Pan-americana de Saúde, na orientação de políticas públicas em alimentação e nutrição e na construção de guias nacionais para a promoção da alimentação saudável e sustentável.

Conforme salientado pelo editorial da revista que introduz os 26 artigos, as evidências apresentadas nos artigos e a experiência anterior acumulada com o emprego da classificação NOVA em diferentes países e culturas alimentares atestam o seu potencial para uso em escala mundial.

Para Carlos Monteiro, Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública e Coordenador Científico do NUPENS/USP e do projeto temático FAPESP, os resultados dos estudos publicados no número especial da revista Public Health Nutrition confirmam a natureza intrinsicamente não saudável dos alimentos ultraprocessados e os múltiplos efeitos negativos que exercem sobre a saúde humana. Reforçam também a hipótese de que o crescimento da produção e consumo desses alimentos, propiciado pela globalização da economia, pela captura do sistema alimentar global por corporações transnacionais e pela ausência de regulação do marketing agressivo dos seu produtos, é uma das principais causas da atual pandemia de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à alimentação.

Os artigos publicados no número especial da revista Public Health Nutrition podem ser consultados em: https://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/latest-issue

Fonte: NUPENS/FSP/USP.