
Pela primeira vez, encontro foi totalmente online. Foto: reprodução.
Realizado de 18 a 21 de janeiro de 2021, o 20º Encontro USP-Escola trouxe como tema central os direitos humanos e a equidade social. Com mais de 80 atividades dirigidas aos professores da rede pública de ensino, o evento novamente contou com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) da Faculdade de Saúde Pública da USP.
“Esta é uma bela iniciativa e deve ser apoiada. Aglutinamos nas férias de janeiro e julho os professores da Educação Básica como um exercício crítico de Educação Permanente, como demonstra a variada programação do evento, que problematiza e traz ao debate diversas questões enfrentadas pelos professores no seu dia-a-dia”, afirma o presidente da CCEX, professor Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.
Os jogos, as brincadeiras, os experimentos escolares são abordados com temáticas específicas nas inúmeras palestras, debates e oficinas que se entrecruzam em atividades multi e interdisciplinares. O que os docentes vivem na sua rotina é revisitado, com base nas diversas teorias, práticas e metodologias do ensino-aprendizagem, conta o professor Akerman.
Gênero e Diversidade em tempos de pandemia, construção das identidades no Brasil, as tradições indígenas revisitadas, o sentido dos direitos humanos na rotina da escola, alfabetização midiática, linguagem integrativa, formação cultural no Brasil, a COVID-19 e seus aspectos sociais, culturais e de saúde mental são apenas alguns dos exemplos dos temas tratados nesta 20ª versão do evento.
O Encontro USP-Escola é uma parceria entre a Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos (Apep), o Instituto de Física (IFUSP) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP).
O Encontro surgiu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no início de 2007, voltado inicialmente apenas aos professores de Física, com a denominação de Encontro IFUSP-Escola. A partir de janeiro de 2011, o evento se expandiu com a adesão de outros institutos e unidades da USP, ampliando significativamente seu escopo.
Trata-se do único programa que oferece, de forma gratuita, formação continuada para professores de todas as disciplinas do Ensino Básico. Visa a estimular a postura e visão crítico-reflexiva, de forma a construir o pensamento autônomo a partir da mobilização das próprias experiências dos participantes.
Os encontros acontecem nos meses de janeiro e julho.
Foto na home: pxhere
Conheça o regulamento para inscrição aqui
Programação do 20º USP Escola clique aqui
Informações sobre cursos aqui
Informações sobre palestras aqui
Abertura e tema da semana aqui
Leia matéria publicada no Jornal da USP