FSP-USP firma parceria com Prefeitura de Araraquara para desenvolvimento de Estágio Avançado em Saúde Coletiva

No dia 14/12/2017 com a presença do Prof. Dr. Victor Wünsch Filho – Diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, da Dra. Eliana Mori Honain – Secretária de Saúde de Araraquara, do Dr. Walter Manso Figueiredo – Diretor do Serviço Especial de Saúde Pública de Araraquara – SESA, da Sra. Angela Aparecida Costa – SESA, do Sr. Carlos Gilberto Lopes – Assistente Administrativo da FSP/USP, das Profas. Dra. Maria Cristina da Costa Marques, Zilda Pereira da Silva – Coordenadoras do Curso de Graduação em Saúde Pública da USP, foi firmada colaboração institucional entre Faculdade de Saúde Pública – Serviço Especial de Saúde Pública de Araraquara – SESA e Coordenação do Bacharelado de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Araraquara para o desenvolvimento do Estágio Avançado em Saúde Coletiva, cujo objetivo será possibilitar ao aluno uma vivência integralizada das diversas áreas de atuação, oferecendo-lhe possibilidade de desenvolver competências e habilidades em um mesmo campo de estágio.

A proposta da cooperação é que o aluno do Bacharelado de Saúde Pública realize as 690 horas de estágios curriculares obrigatórios no município de Araraquara, vivenciando as questões de saúde pública no município e região, a partir da parceria entre esta Faculdade e a Prefeitura de Araraquara. O Plano de Estágio será construído com todos atores envolvidos, objetivando a articulação do mesmo com a realidade e situação de saúde do município. No plano regional, apontamos que existe convênio firmado e em vigência com o Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS), o que pode viabilizar fecunda parceria loco-regional.

A Coordenação do Bacharelado em Saúde Pública, após apresentação da proposta em reuniões com representantes docentes e discentes e, também, em articulação com a Diretoria do Serviço Especial de Saúde Pública de Araraquara e a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, acredita que o Estágio Avançado de Saúde Coletiva pode ser uma iniciativa importante na consolidação do projeto de formação de sanitaristas levado a cabo por esta Faculdade e, também, no conhecimento, por parte de gestores e comunidade, da importância do Sanitarista para o SUS.

Fonte: Coordenação do Curso de Bacharelado de Saúde Pública.