A  |  A+ |  A-
Francisco Chiaravalloti Neto

2013 – Atual Análise espacial da distribuição dos óbitos por tuberculose no município de São Paulo

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto – Coordenador / Andrea Mathias Losacco – Integrante / Pericles Alves Nogueira – Integrante.

 

2013 – Atual Desnutrição Infantil em Jordão, Estado do Acre, Amazônia Ocidental, estudo de base populacional.

Descrição: Introdução: A paisagem amazônica apesar de sua exuberância expõe sua população a diversos fatores que afetam diretamente a sua saúde. Entre os problemas de saúde destaca-se a desnutrição devido o seu impacto tanto sobre outras morbidades quanto na mortalidade entre as crianças. Objetivo: Analisar condições de saúde e nutrição de menores de cinco anos no município do Jordão. Metodologia: Os dados deste trabalho são oriundos de dois inquéritos de base populacional realizados nos anos de 2005 e 2012 com, respectivamente 478 e 842 crianças menores de cinco anos da zona urbana e rural do município de Jordão. Será analisada a evolução da prevalência de desnutrição utilizando-se o indicador altura para idade na área urbana no município bem como a identificação dos fatores relacionados a essa evolução através do cálculo da fração atribuível generalizada. Serão construídos modelos explicativos independentes de fatores relacionados à desnutrição, para crianças com e sem ascendência indígena, objetivando identificar diferenças nos determinantes deste agravo nestes dois grupos, por meio da regressão de Poisson, com erro robusto. Analisar-se-á também a distribuição espacial da desnutrição, relacionando-a com a variabilidade alimentar, nos distintos cenários identificados no município. Investigação sobre a tendência de crescimento infantil também será realizada utilizando-se modelo de regressão linear para identificação de fatores relacionados à ocorrência do desfecho.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto – Coordenador / Thiago Santos Araujo – Integrante.

 

2012 – Atual Variáveis climáticas e ambientais e o impacto no processo de expansão da leishmaniose tegumentar americana (LTA) no Brasil

Descrição: Alterações climáticas e ambientais podem modificar o comportamento de insetos vetores e subsequentemente o mecanismo de transmissão de parasitores. Lutzomyia (N.) whitmani, vetor da Leishmania (V.) shawi na Amazônia e de L. (V.) braziliensis, no Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, com comportamentos distintos nas diferentes regiões, é adaptada a diversos climas e coberturas vegetais em associação com a maioria dos circuitos epidemiológicos de LTA; participa do perfil de transmissão relacionado às alterações ambientais (destruição da vegetação e formação de núcleos populacionais). Um ciclo silvestre de LTA, uma forma grave associada à L. (L.) amazonensis também se estende ao amnbiente antrópico com participação de L. (N.) flaviscutellata, vetor encontrado em todas as regiões geográficas, com exceção do Sul do Brasil, adaptado a diferentes tipos de clima e vegetação. Chama à atenção a dispersão deste vetor para o peri-domicílio, em áreas do Cerrado. Geotecnologias correlacionarão informações climáticas, ambientais e biológicas associadas a L. (N.) whitmani e L. (N.) flaviscutellata, definindo determinantes de expansão e instalação dos ciclos de transmissão de LTA nos quais estes vetores estão envolvidos. Sistema de georreferenciamento vai armazenar, recuperar e manipular um conjunto de dados espaciais e multitemporais originados a partir de diferentes satélites, com bases nos dados climáticos, ambientais, socioeconômicos e bioecologia desses vetores em associação com casos humanos notificados. Tais dados serão organizados, para análise espacial e temporal da dinâmica dos vetores. Resultados analíticos definirão locais que possuem importantes correlações entre os determinantes de ocorrência da LTA (climáticos e ambientais) associados aos vetores, orientarão ações de vigilância entomológica em LTA e identificarão áreas propícias ao surgimento de surtos epidemiológicos cujos vetores são L. (N.) whitmani e L. (N.) flaviscutellata.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto – Coordenador / Elizabeth Ferreira Rangel – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

 

2012 – Atual Distribuição espacial dos nascimentos, nascimentos pré-termo e mortalidade neonatal no município de São Paulo.

Descrição: Introdução: Conhecer a situação de saúde de uma determinada população requer informações sobre o perfil de mortalidade, determinantes sociais, características demográficas e sobre os serviços de assistência à saúde daquela localidade. Objetivos: Verificar a distribuição espacial, distância ao hospital do nascimento/óbito e a possível correlação espacial entre NV pré-termos e óbitos neonatais, bem como verificar se há correlação espacial desses desfechos com fatores sociodemográficos para o Município de São Paulo, segundo vínculo da atenção. Método: Dados de nascimentos e óbitos hospitalares ocorridos e de residentes do município de São Paulo no ano de 2010 serão georreferenciados por endereço de residência da mãe. Será calculada a distância da residência materna até o hospital do nascimento/óbito. Serão taxa de nascimentos pré-termo e taxa de mortalidade neonatal. As unidades de análise Setores Censitários, Áreas de Ponderação, Distritos e Áreas de abrangência serão caracterizadas a partir de variáveis populacionais e socioeconômicas. Aglomerados de NV, NV pré-termo e óbitos neonatais serão obtidos a partir do estimador Kernel no software ArcView 10.0. A análise de clusters será realizada usando o modelo discreto de Poisson para o cálculo do risco esperado de mortalidade neonatal nos grupos de NV e NV pré-termo, com o uso do Software SaTScan v8.0. Para estudo da dependência espacial entre NV, NV pré-termos e óbitos neonatais em cada unidade de análise serão empregados o índice de Moran (I) e o Indicadores Locais de Associação Espacial (LISA) Gi e Gi* e Indicadores Locais de Associação Espacial Multivariada (LISA M) utilizando o software OpenGeoDa 1.2.0. A análise de regressão espacial para as taxas de pré-termo e mortalidade espacial será realizada utilizando o Pacote R.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1).

Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto – Integrante / Marcia Furquim de Almeida – Coordenador / Patricia Carla dos Santos – Integrante / Zilda Pereira da Silva – Integrante / Gizelton Pereira Alencar – Integrante / Luis Patricio Ortiz Flores – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1

 

2012 – Atual Dengue em município do interior paulista: áreas de risco e relação com variáveis socioeconômicas, demográficas e ambientais

Descrição: Introdução – O dengue é hoje considerado a principal doença reemergente no mundo. Estima-se que mais de 40% da população mundial esteja em risco para a doença, ou seja, cerca de 2,5 milhões de pessoas. Acredita-se que existam 50-100 milhões de infecções anuais por dengue em todo o mundo. Objetivos -Descrever a ocorrência de dengue para o município de Várzea Paulista; identificar áreas de maior menor risco para sua ocorrência; e relacionar as taxas de incidência com variáveis socioeconômicas, demográficas e ambientais. Métodos – Será desenvolvido estudo descritivo e ecológico. Serão usados dados secundários sobre casos de dengue obtidos na base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os casos de dengue serão geocodificados por endereço de residência. Serão calculadas taxas de incidência de dengue no período de 2006 a 2012. Para o período epidêmico de 2007, serão calculadas taxas de incidência por setores censitários e a existência de dependência espacial dessas taxas será avaliada pelo Índice de Moran Global. A identificação de áreas de maior ou menor risco para ocorrência de dengue, no espaço e no espaço-tempo, será feita através do Índice de Moran Local e com o uso das estatísticas de varredura do software SaTScan. Serão utilizadas técnicas de análise de regressão espacial para verificar a relação entre as taxas de incidência com as possíveis variáveis explicativas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto – Coordenador / Elaine Cristina Farinelli – Integrante / Celso Stephan – Integrante.

Número de orientações: 1

 

2012 – Atual Poluição do ar relacionada ao tráfego e incidência de câncer no município de São Paulo: análise espacial em pequenas áreas

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto – Integrante / Adelaide Cássia Nardocci – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.