O Grupo de Estudos Epidemiológicos em Populações Vulnerabilizadas (GEEPV) surgiu da necessidade de melhorar a notificação dos casos de violência como causa pela procura aos serviços de saúde, particularmente nos estratos mais vulnerabilizados da sociedade. Ainda, motivados pelo tema de violência e outras causas externas apresentado durante o curso de Saúde Pública da FSP-USP e pela necessidade premente de instituição de estratégias públicas de prevenção, os alunos de graduação da FSP-USP se prontificaram a formar um grupo de estudo para investigação de causas externas e outros agravos em saúde que afligem populações mais vulnerabilizadas, com foco em violência interpessoal e nos serviços de saúde. Dentre as populações adultas mais vulneráveis que serão foco de estudo do grupo estão: mulheres, não brancos, idosos, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e incapacitadas por doenças e agravos.
Fase do projeto: Grupo já cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) CNPq, projeto ainda em fase de escrita para submissão na CEP.
Equipe (futuros alunos): 1 aluna de pós-doutorado (Elisabete A Paschoal Perosa), 3 alunos de mestrado (Mariah Forti Costa, Nicolas E Dantas, Mayumi Dirami) e 4 alunos de IC da FSP (Giulia Andrade Ishikura, Fenyx Igris Reis Alcubillas, Ana Carolina de Almeida Santos, Wellington da Silva).
Pesquisadora responsável: Alessandra C Goulart.
Pesquisadores associados: Wang Yuan Pang, Ana Carolina Varella, Carla Romagnolli Quintino, Paulo Henrique dos Santos Mota.