Podcast Saúde É Pública traz minissérie em comemoração aos quatro anos do Estudo Nutrinet Brasil
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

Em comemoração aos quatro anos do Estudo Nutrinet Brasil, o podcast Saúde É Pública inaugura uma minissérie para explorar todos os detalhes da pesquisa que vem acompanhando os hábitos alimentares de mais de 110 mil pessoas no País.

Serão três episódios sobre o maior estudo de coorte do Brasil sobre os padrões de alimentação e saúde da população brasileira. Na estreia, as pesquisadoras Renata Levy e Maria Alvim falam do propósito, do desenho e da dinâmica do estudo, além dos objetivos e dos desafios envolvendo estudos de coorte, como é o Nutrinet.

Estudos de coorte acompanham um grupo populacional ao longo do tempo, para avaliar a incidência de doenças no espaço temporal estudado. O Nutrinet vem contribuindo com conhecimentos valiosos para a ciência e para a implementação de políticas públicas em saúde.

O projeto é organizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) e é coordenado por Carlos Augusto Monteiro, Professor Emérito do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e Coordenador Emérito do Nupens/USP; Maria Laura da Costa Louzada, Professora do Departamento de Nutrição da FSP-USP e Vice-coordenadora do Nupens/USP; e Renata Levy, Pesquisadora Científica VI no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Todos participaram das gravações da minissérie.

O trabalho envolve pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Federação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os dados são coletados de forma totalmente online, por meio de questionários, em que os participantes respondem a perguntas sobre a sua situação de saúde e alimentação e outros fatores que podem influenciar o seu estado de saúde.

O objetivo principal da coorte é identificar padrões de alimentação praticados pela população brasileira que protegem ou aumentam o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças do coração e vários tipos de câncer, além de contribuir para o aprimoramento de políticas públicas de promoção da saúde e de alimentação saudável para a população brasileira.

A coorte ainda está recrutando participantes. Os únicos critérios são residir no Brasil e ter idade mínima de 18 anos. A participação é voluntária e exige que a pessoa realize um cadastro simples no portal do estudo.

No próximo episódio da série, será abordada a classificação alimentar NOVA, que categorizou todos os alimentos de acordo com a natureza e a finalidade do seu processamento. A classificação, criada pelos pesquisadores do Nupens-USP, orientou o desenvolvimento dos questionários utilizados pelo Estudo Nutrinet.

Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma de áudio favorita.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 67: Especial quatro anos do Estudo Nutrinet