Livro organizado por professora da FSP-USP é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil  (Editora Fiocruz) está entre os 10 finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. A obra foi organizada pela Profa. Aylene Bousquat, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, com pesquisadores de diversas instituições: Márcia Cristina Rodrigues Fausto, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz); Lígia Giovanella, pesquisadora-sênior também da ENSP/Fiocruz; Patty Fidelis de Almeida, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense; Adriano Maia dos Santos, docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Outros autores incluem alunos e egressos do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FSP-USP -Amandia Braga Lima Sousa, Cristiano Gonçalves Morais, Edialy Cancian Tetemann, Juliana Giaj Levra de Jesus, Wanhinna Regina Soares da Silva- além da Profa. Cleide Lavieri Martins, do Departamento de Política e Gestão.

Os estudos buscam compreender as particularidades dos contextos rurais remotos brasileiros, a partir da Atenção Primária à Saúde (APS) e dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isto, os textos estimulam a reflexão e o interesse investigativo sobre aquelas realidades singulares, invisibilizadas e não dimensionadas nas políticas públicas, especialmente, na área da saúde.

No total, são 14 capítulos sobre os diversos temas relacionados ao acesso e a organização da APS nos diferentes cenários da pesquisa, trazendo as dificuldades presentes nos territórios das pesquisas.

A publicação representa o esforço do grupo de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo, constituído por pesquisadores de diversas áreas e instituições de ensino e pesquisa do Brasil, se dedica há duas décadas à temática da saúde rural remota brasileira.

Confira a lista completa dos livros finalistas no site do Prêmio Jabuti.