Encontro internacional na FSP e EACH debate direito à cidade com diálogos interativos em oficinas, de 15 a 17 de agosto

Pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, da Itália, da Inglaterra e da Argentina estarão reunidos nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, na Faculdade de Saúde Pública e na Escola de Artes e Humanidades (EACH) da USP, para debater o tema “Direito à cidade e as práticas corporais: diálogos internacionais e imaginações comparativas”. No dia 14 de agosto, os encontros acontecem no auditório Paula Souza da FSP-USP; e no dia 15, as palestras serão na EACH.

É necessário inscrição para os debates dos dias 14 e 15, por meio deste formulário.  Serão oferecidas 100 vagas para as duas tardes de debates. Não há critério para inscrição. Receberão certificados de 8 horas aqueles que tiverem presença nas duas tardes do encontro.

Além disso, duas oficinas acontecerão nos dias 15 e 17 de agosto, sobre os modos de pensar a cidade em contextos de pesquisa urbana, tendo a cidade de São Paulo como referência empírica. As oficinas também requerem inscrições (confira os links abaixo).

Sinopse
Vivemos tempos de cidades “saudáveis”, cidades “inteligentes”, e de cidades “sustentáveis”, em que os discursos sobre se ter uma vida mais ativa fisicamente se tornam ainda mais relevantes. A revitalização de antigas estruturas da cidade com o apelo de “novidade” produzem movimento: de um lado, o incentivo das práticas corporais e atividades físicas como contributo para a promoção dos “novos” espaços públicos, e de outro, o movimento de pessoas cujos corpos não têm direito ao lugar ou têm sua presença regulada por regimes e regras excludentes e muitas vezes invisíveis.

Este evento pretende colocar luz ao debate sobre a relação do “corpo em movimento” – entendido a partir da imagem conceitual das práticas corporais e atividades físicas, e o espaço público das cidades.

Financiamento: CNPq
Obs: O evento será realizado em português.
Email para contato: eventocorpocidade@gmail.com

Debate: “Direito à cidade e as práticas corporais: diálogos internacionais e imaginações comparativas”
Data: dias 14 e 15 de agosto
Inscrições aqui.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI.

OFICINA 1: Desenhando no caderno de campo: usos e considerações do desenho para pensar cidades.  Inscrições clique aqui.
Data: 15h de agosto
Horário: 9h30
Público-alvo: alunos de iniciação científica e pós-graduandos de mestrado e doutorado.
Ministrante: Tatiana Lotierzo (FFLCH-USP)
Vagas: 20
Local: EACH-USP. Acesso pela portaria de pedestres interligada à estação USP Leste da CPTM. Atenção: levar documento com foto para registro na entrada.

OFICINA 2: Cartografias do cotidiano – corpos (sob) (sobre) o elevado. Inscrições aqui.
Data: 17 de agosto
Ministrante: Equipe Ceda el Paso
Vagas: 30
Local (Ponto de encontro): catracas da estação de metrô Santa Cecília

Segunda parte da oficina 2
Local: Armazém do Campo. Alameda Nothmann, 806 – Campos Elíseos.