Docentes da FSP-USP participam do TEDxUSP no dia 25 de maio

Os professores Alexandre Chiavegatto Filho e Gabriela Di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), participam do evento “TEDxUSP: Chama do Conhecimento”, que acontece na Faculdade de Medicina (FMUSP) no dia 25 de maio, entre 13h e 18h. O evento, organizado pela Medicina Jr. conta com 11 palestrantes renomados de diferentes áreas para celebrar todo o conhecimento científico produzido pela USP durante sua trajetória de 90 anos.

O tema central, “Chama do Conhecimento” traz a proposta de abordar a relação da Humanidade com o Saber, a partir de múltiplos pontos de vista, em diálogo com a realidade universitária. Serão três blocos de palestras: “A Descoberta do Fogo”, “O Mundo em Chamas” e “Forjando nossas Armas”.

Em “A Descoberta do Fogo”, o processo de aquisição do conhecimento será explorado desde a gênese biológica -nas palestras  “Neurociência” e “Linguagem e Evolução” – até aspectos psicológicos -nas apresentações sobre “Autoconhecimento”. As conexões da realidade universitária pós-pandemia de COVID-19 estarão presentes em “Aprendizado na Pandemia” e “Usos tecnológicos do Conhecimento”.

O bloco “O Mundo em Chamas” busca abordar a perda de controle sobre o uso do conhecimento. A metáfora do fogo quer alertar para a ideia de que aquilo que aquece e ilumina também queima e devasta, apontando assim para a necessidade de domínio do conhecimento para que ele não se torne destrutivo. Nesse contexto, se inserem as palestras “Interpretação e papel da Cultura”, “Saúde mental na era contemporânea”, “Papel das relações sociais na modernidade”, “Inteligência artificial” e “Bioética”.

Por fim, as sessões temáticas “Forjando nossas Armas” abordam o uso e a importância do conhecimento para a construção de um mundo melhor, com foco na inovação científica, tecnológica e social. Pertencem a essa temática as palestras “Inovação na solução de problemas”, “Preservação do meio ambiente” e “Trabalho em rede”. O evento é uma reflexão não apenas sobre o conhecimento produzido na Universidade de São Paulo, como também uma oportunidade ímpar de demonstrar e exaltar seu protagonismo na produção de conhecimento científico.

Acesse o site oficial do evento. Confira também as atualizações da página do Instagram do TEDxUSP (@tedxusp).

TEDxUSP: Chama do conhecimento
Local: Faculdade de Medicina da USP, Av. Doutor Arnaldo, 466