A  |  A+ |  A-
Pesquisadora da FSP-USP publica artigo sobre o acesso à saúde no sistema prisional a partir de um recorte intersetorial

Mariana Scaff Haddad Bartos, doutoranda do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) publicou em abril um artigo na Revista Ciência & Saúde Coletiva sobre o acesso à saúde no sistema prisional, com foco na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP) e na intersetorialidade que a política propõe. Intitulado “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional: uma reflexão sob a ótica da intersetorialidade”, o estudo pretende debater a função da intersetorialidade na realidade prisional brasileira.

A partir da análise da PNAISP e dos conceitos de intersetorialidade e problemas perversos (wicked problem), a autora reflete acerca dos valores, crenças e ideais e atuações dos profissionais das equipes de atenção básica prisional responsáveis pelo programa.  Por fim, ela observa como as desigualdades dentro das prisões não são problemas isolados e chama a atenção para o desafio de desenvolver políticas intersetoriais ao dar a PNAISP como exemplo.

O texto é uma ampliação da discussão sobre políticas de acesso à saúde no sistema prisional iniciada pela pesquisadora em artigo publicado anteriormente na revista Journal of Public Health em janeiro de 2023. Para mais informações sobre a publicação anterior, acesse a matéria da FSP-USP.

Leia o artigo na íntegra que foi publicado no dia 7 de abril de 2023.

Mariana Scaff em palestra. Foto: Acervo pessoal