10 pesquisadores da FSP-USP aparecem na lista de pessoas que mais impactaram a ciência mundial em 2021

O Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, uma lista que classifica os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de atuação, traz 10 pesquisadores da FSP-USP citados em seu ranking que acaba de ser divulgado.

O estudo de 2021 foi feito pelos pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) e divulgado no dia 10 de outubro pela editora Elsevier. Trata-se de uma análise da influência dos cientistas a partir da frequência de suas citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista. Com esses dados, foi criada a lista ‘Impacto no ano de 2021’ com um total de 200.049 cientistas do mundo, sendo 1.212 brasileiros, dentre os quais 247 cientistas da Universidade de São Paulo.

Do Departamento de Nutrição da FSP-USP, figuram na lista os docentes Carlos Augusto Monteiro; Maria Laura da Costa Louzada e Patrícia Constante Jaime, que é vice-diretora da Faculdade. Já do Departamento de Epidemiologia foram destacados os docentes Eunice Aparecida Bianchi Galati; Francisco Chiaravalloti Neto; Fredi Alexander Diaz Quijano; Maria Anice Mureb Sallum; e Tamara Nunes de Lima Camara. Duas pesquisadoras ligadas ao Nupens também estão na lista: a professora Renata Bertazzi Levy, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, e a pesquisadora Eurídice Martínez Steele.

A Unicamp teve 87 pesquisadores citados e a Unesp, 66. Para conferir a lista dos 247 pesquisadores da USP, acesse o link.