Taxa de crescimento por idade piora no Brasil e revela aumento da desnutrição infantil, mostra episódio do “Saúde É Pública”
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

Que o Brasil voltou ao mapa da fome não é novidade, tanto que a retomada de campanhas como a Ação da Cidadania remete a 30 anos no passado, quando 32 milhões de pessoas passavam fome no Brasil. O quadro atual é ainda mais assustador, com 116 milhões de pessoas vivendo em insegurança alimentar. As políticas sociais pioraram na última década e isto se refletiu também no quadro nutricional das crianças. É o que mostra o 26º episódio do “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP.

O Prof. Wolney Lisboa Conde, coordenador do Laboratório de Estudos Populacionais da FSP-USP (Lanpop), e a estudante do curso de Bacharelado em Nutrição da FSP-USP, Elaine Ávila, estagiária do laboratório, vêm levantando dados sobre a evolução do Déficit de Altura por Idade (DAI), e os resultados não são animadores.

A pesquisa do Lanpop revela que a situação do Brasil piorou e a hipótese é de que a taxa DAI vem refletindo o aumento da pobreza e da concentração de renda, sobretudo ocorrida entre os anos de 2016 e 2019, mostra o professor.

Em 2019, a prevalência de DAI foi igual à de 2006, isto é, 7%. Em 2006, a taxa DAI para crianças entre 1 e 2 anos de idade era de 10%, uma taxa considerada elevada. A evolução do DAI revela um retrocesso do que ocorreu até 2015, quando o país vinha cumprindo a meta de reduzir em 50% as taxas de desnutrição em crianças.

A classificação DAI, feita com base na curva de crescimento para a idade segundo parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um indicador internacional para saber como anda a evolução da desnutrição infantil nos países. O monitoramento do indicador do crescimento infantil representa a síntese individual da saúde infantil.

No 26º episódio do “Saúde É Pública”, vamos entender o DAI, quais são os impactos da desnutrição infantil e um pouco do trabalho desenvolvido pelo Lanpop. Alguns resultados dessas pesquisas vêm sendo divulgados no perfil do Lanpop nas redes sociais. Confira a série de posts publicados no Twitter sobre o assunto.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo o Spotify e o Anchor

Os episódios também são disponibilizados no Canal da FSP-USP no Youtube.

Podcast Saúde É Pública

26º episódio – “Déficit de altura e saúde nutricional da criança”

Com a participação do Prof. Wolney Lisboa Conde e da estudante de Nutrição Elaine Ávila.