A  |  A+ |  A-
“Saúde É Pública” chega a mais de 10 países divulgando a comunidade FSP-USP
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O “Saúde É Pública” já foi tocado em 14 países, incluindo o Brasil, por mais de 1.300 vezes, totalizando mais de 230 horas de conteúdo variado envolvendo saúde, sociedade, ambiente, alimentação e tecnologia. O programa estreou no dia 30 de junho de 2021 com o episódio “Ambiente, saúde pública e pandemia”. A entrevistada, professora Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, compilou números especialmente para o episódio, sobre os impactos dos novos hábitos de higiene durante a pandemia.

Além do Brasil, as entrevistas foram ouvidas nos Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Canadá, Austrália, Colômbia, Reino Unido, Peru, Itália, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Suíça e França, segundo as estatísticas divulgadas pela plataforma Anchor, que hospeda o podcast e distribui para outros seis aplicativos.

O projeto nasceu com a missão de mostrar a transversalidade da saúde pública e divulgar o conhecimento produzido na FSP-USP para toda a sociedade. Vai ao ar a cada duas semanas, sempre às quartas-feiras. Conta com a coordenação editorial de Sylvia Miguel, jornalista e bacharelanda em saúde pública pela FSP-USP.

“Eu frequentei o Curso de Verão sobre podcasts ministrado na FSP pelo professor Eduardo Vicente, da ECA-USP, e fiquei muito empolgada com a ideia de trabalhar com esta mídia. O sonho foi compartilhado com a equipe da Assessoria de Comunicação da FSP, que adorou a ideia. E assim passamos a trabalhar no projeto, que conta com a ajuda fundamental das nossas estagiárias da ECA, tanto as que saíram quanto as que estão na equipe atualmente”, conta a jornalista.

Foi firmada uma parceria com a Rádio USP para viabilizar a participação do radialista Cido Tavares na gravação das vinhetas, e também com a ECA-USP, por intermédio do professor Eduardo Vicente, que orientou o planejamento de todo o projeto, conforme as demandas da equipe de comunicação da FSP-USP.

O formato deve continuar até o primeiro semestre de 2022. Mas a equipe planeja inovar no formato a partir do segundo semestre, já contando com o retorno das aulas presenciais.

Até o momento, o campeão de audiência é o episódio “O que faz um sanitarista”, com a participação do professor Gonzalo Vecina. Em segundo aparece o episódio de estreia, “Ambiente, saúde pública e pandemia”, seguido por “Pobreza menstrual e a dignidade da mulher, que contou com dois entrevistados, o Prof. Jefferson Drezett, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP, e também com a professora Regina Célia Fiorati, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Os episódios também começaram a ser veiculados no canal da FSP-USP no YouTube. Inscreva-se no canal e não perca as entrevistas!

 

Confira a retrospectiva dos episódios neste vídeo.

 

 

 

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Ouça na sua plataforma preferida.

Link no Spotify: https://open.spotify.com/show/4filA1ReFq7ycig7pGz52N

Link no Anchor: https://anchor.fm/saudepublicafsp-usp