Quem somos
O Observatório de Saúde na Região Metropolitana de São Paulo é uma iniciativa interinstitucional e inter-governamental, sem fins lucrativos, estabelecida a partir de um protocolo de trabalho entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e de parcerias com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e Faculdade de Saúde Pública da USP.
Tem como valores a defesa do Interesse Público e dos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.
- Universalidade – acesso e atenção à saúde de todos os cidadãos brasileiros.
- Gratuidade – financiamento público pelas três esferas de governo.
- Integralidade – atendimento integral, com prioridade das atividades na atenção básica, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
- Descentralização – com direção única em cada esfera de governo.
- Participação da comunidade e controle social.
- Participação de forma complementar de iniciativa privada.
O Observatório também visa incorporar os dados e informações referentes ao SUS, considerando que a atenção à saúde no Brasil, do ponto de vista da Ética, apresenta dois caminhos: aprofundar o modelo de livre mercado, onde a saúde é tratada como mercadoria, (com diferentes níveis de qualidade e preço), negociada de acordo com o poder de compra de cada um ou concretizar um modelo público, democrático, humanista, universal e equânime de atenção à saúde.
Esses dois caminhos exigem regulação do Estado, para minimização dos conflitos entre esses segmentos no desenvolvimento e qualificação do SUS. O Observatório é um dos instrumentos do SUS que pode subsidiar as iniciativas municipais e regionais nos processos de definição de prioridades e no desenvolvimento de suas políticas públicas de saúde. As informações disponibilizadas pelo Observatório, através de seu Portal, são públicas e gratuitas.
Objetivos
O Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo tem por objetivo principal apoiar os espaços institucionais de articulação entre os diversos atores envolvidos na construção e implementação de políticas públicas no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo, visando identificar, descrever e propor soluções para os problemas de saúde mais relevantes nesta Região.
- Dar acesso ao sítio Observa Saúde.SP contendo dados, informações, estudos e pesquisas sobre a saúde na RMSP, organizados segundo os seis eixos temáticos.
- Captar, produzir, analisar e disponibilizar dados e informações sobre os distintos aspectos de saúde, por meio da ação das equipes responsáveis pelos eixos temáticos, contando com a contribuição das Instituições de Ensino e Pesquisa e das equipes das Secretarias de Saúde da RMSP.
- Elaborar publicações, promover seminários e outras iniciativas com a finalidade de divulgar e debater os resultados dos estudos e análises realizados pelo Observatório.
Sustentação Legal
O Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo é uma iniciativa interinstitucional e inter-governamental estabelecida por meio de um protocolo de trabalho assinado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, publicado no Diário Oficial da União n° 216, seção 3 em 06/11/2003 (Protocolo de Intenções n°001/2003).
É garantido o apoio por livre adesão de outras instituições ou organizações que tenham interesse em colaborar no desenvolvimento da proposta.
O Observatório é acolhido pelo Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, onde se encontra sediado.
Instituidores
Parceria
Apoio
Equipe
A Secretaria Executiva do Observatório é composta por:
Álvaro Escrivão Junior – Secretário Executivo
Rubens Moriya – Secretário Adjunto
Eduardo Izumino – Assessor
No primeiro trimestre de 2018 o Observatório estabeleceu os coordenadores de eixo. A escolha dos nomes foi deliberada após reuniões com representantes do COSEMS, DRS1, FSP/USP e o próprio Observatório de Saúde da Região Metropolitana. Em 2021 ocorreu uma atualização. Desta forma os eixos estão sob coordenação de:
Condições de vida e saúde
Álvaro Escrivão Junior e Eliseu Alves Waldman
Capacidade instalada
Marilia Cristina Prado Louvison e Osvaldo Antônio Donnini
Financiamento e gasto
Lígia Schiavon Duarte e Neide Hasegawa
Força de trabalho em saúde
Arnaldo Sala e Clovis Bueno de Azevedo
Gestão do conhecimento
Marco Akerman e Pedro Dimitrov
Participação e controle do SUS
Cláudia Maria Bógus e Cleide Lavieri Martins
O Observatório conta com a participação de alunos bolsistas pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudo (PUB) da USP
Integrantes:
Carlos Eduardo Santos Lima
Aline Novaes
Amanda Aparecida Jussiani Alves Santos
Ana Carolina Correa dos Santos
Angélica Motta
Arle Fabricio Guzmán Ortiz
Carlos Akamine
Carlos Eduardo Santos Lima
Catarina Nojiri Chalita
Dulcenéa de Paula
Gabriela Braga Bordon
Gabriela Zeoti
Gabriella de Oliveira Marques
Janaina Rosenburg Gioseffi
Jenifer Torres Toniolo
Juliana Trevine
Letícia Alves Tizeu
Letícia Gabriela da Silva
Lígia Chen
Lucas Vitor Gelezoglo Modena
Marina Carmo da Silva
Maria Fernanda Paiva G. dos Santos
Maria do Carmo Gouveia Wiik
Mariana Cóvo
Milene Freire do Nascimento
Moises Kim Zanotto de Azevedo
Pamela Quintrel
Raquel Gomide
Raquel Hanayo Yagi Vieira
Silvia Miguel
Thiago Henrique Yke
Victor Bizarri Souza
Vitoria Oliveira de Souza
Vivian Janine Ambriola Oku
Wanderson Luis de Paula Elisiário