Profissionais de saúde de todo o país já podem acessar o QualiGuia: curso sobre os Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira. A formação é gratuita e online, e está disponível na Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O desenvolvimento do Qualiguia é uma parceria entre Nupens/USP e Beneficiência Portuguesa de São Paulo (BP).

No dia 22 de maio, durante o Conbran  2024, em São Paulo, aconteceu uma solenidade de lançamento do curso: além de Kelly Alves, Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), participaram da atividade Patrícia Jaime, coordenadora do Nupens/USP, e Rafael Marques, representando a BP.

Na cerimônia, Patrícia Jaime frisou a importância das novas tecnologias em saúde derivadas do Guia Alimentar – o QualiGuia, que começou a ser elaborado em 2022, visa dar continuidade neste esforço de implementação das práticas descritas no documento, que é referência nacional e internacional.

 “Uma das fases do projeto foi a validação do curso junto a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), então nós temos a comprovação de que os profissionais que participaram do curso se sentiram mais confiantes para seguir protocolos baseados no Guia”, afirmou Jaime.

A também pesquisadora do Nupens/USP, Vanessa Couto, esteve à frente do desenvolvimento do QualiGuia, e contou que o objetivo é fornecer aos trabalhadores de saúde – com foco na APS, mas não só – ferramentas para que possam oferecer orientações alimentares individuais, adaptadas para os diferentes ciclos da vida.

Embora  o Guia seja amplamente utilizado para promoção da alimentação saudável e adequada, da perspectiva de grupos populacionais, faltava uma sistemática para que fosse útil no atendimento individual e na clínica. Os protocolos trazem este avanço. 

“O profissional que conhece o Guia pode até dizer aos usuários ‘‘pare de comer ultraprocessados’, mas essa recomendação genérica não apoia efetivamente a pessoa a parar de consumir esses alimentos. Os protocolos oferecem uma série de estratégias para apoiar o profissional a orientar os indivíduos na redução do consumo de ultraprocessados, com possibilidades adaptadas à cada pessoa”, explicou Couto.

QualiGuia – Formação para utilização dos Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira
Carga horária
: 30 horas
Público-alvo: Profissionais de saúde de nível superior da Atenção Primária à Saúde (APS)
Inscreva-se na UNA-SUS