O Nupens lançou, em maio, o quinto e último fascículo da série Protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar. A coleção de documentos é uma parceria do Núcleo com o Ministério da Saúde. A edição mais recente é voltada ao público adolescente, e se soma aos quatro protocolos anteriores (que tiveram foco em adultos, idosos, gestantes e crianças de 2 a 10 anos).
Com elaboração técnica geral de Patrícia Jaime, vice-coordenadora do Nupens, o trabalho contou com a colaboração de outras seis cientistas do Núcleo: Cláudia Raulino Tramontt, Fernanda Rauber, Jacqueline Resende Berriel Hochberg, Juliana Giaj Levra de Jesus, Maria Laura Louzada e Thanise Sabrina Souza Santos.
O Guia ainda mais próximo da população brasileira
A coleção surge para criar uma ponte entre os preceitos do Guia Alimentar e a orientação alimentar no ambiente clínico. Se o Guia tem um caráter mais educativo e voltado para a promoção da alimentação adequada e saudável da população brasileira, os protocolos auxiliam os profissionais de saúde a aplicar a filosofia do Guia em consultas individuais. Desta forma, cada um dos fascículos é voltado para um ciclo de vida.
A edição dedicada ao cuidado com adolescentes traz sete grandes recomendações para este público: entre elas, o estímulo ao consumo diário de frutas, verduras e legumes e, em especial, o incentivo ao consumo de feijão, um marcador da alimentação adequada e saudável. O documento ainda dá orientações adicionais, como o cuidado com a adesão a dietas da moda e a preocupação com a imagem corporal e com comportamentos de risco ligados a transtornos alimentares.
Acesse o Protocolo de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar de adolescentes. Confira, também, as versões para adultos, idosos, gestantes e crianças de 2 a 10 anos.
Conteúdo integrante do primeiro fascículo, as bases teóricas e metodológicas foram abordadas por Patrícia Jaime na live de lançamento dos protocolos, promovida pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, no Congresso Brasileiro de Nutrição. Veja a apresentação na íntegra: