Pesquisador é referência em publicações nas áreas de Alimentação e Nutrição e de Saúde Pública
O professor Carlos Monteiro, coordenador científico do Nupens, está entre os cientistas mais citados do mundo. A informação é de um ranqueamento de pesquisadores citados na Public Library of Science — a PLOS —, com dados da base Scopus. Veja a lista completa.
Monteiro é o quinto cientista brasileiro com maior número de citações na literatura científica mundial. É o primeiro colocado na área de Alimentação e Nutrição, e o segundo no campo da Saúde Pública.
No plano internacional, o pesquisador também é destaque em Alimentação e Nutrição e em Saúde Pública — sendo, respectivamente, o 30º e 32º mais citado.
Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, Monteiro criou, em 2009, a classificação NOVA, que separa os alimentos por tipo de processamento. A categorização estabelece quatro grupos: alimentos in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários, alimentos processados e alimentos ultraprocessados.
Desde então, a NOVA é utilizada como base para pesquisas em Alimentação, Nutrição e Saúde Pública nas principais instituições científicas de todo o mundo.
A NOVA também embasou a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde, em uma parceria com o Nupens.
Bem-sucedido entre cientistas e profissionais de saúde, o documento influenciou guias alimentares mundo afora, que adotaram diversos ideais e orientações da versão brasileira. Exemplos são a França, Israel, Canadá e Uruguai, entre outros países da América Latina.
Esta não é a primeira vez que Carlos Monteiro é reconhecido como um dos cientistas mais citados do mundo. Em 2018 e 2019, a consultoria britânica Clarivate Analytics incluiu o pesquisador entre os pertencentes ao grupo dos 1% mais citados em cada ano. A cientista Renata Levy — também integrante do Nupens — foi igualmente reconhecida.