Em 2024, o Guia Alimentar para a População Brasileira completa 10 anos! A edição mais recente do Guia foi publicada pelo Ministério da Saúde em 2014, em parceria com o o Nupens e com o apoio da Organização Pan Americana da Saúde (Opas/Brasil).

No dia 7 de fevereiro, a coordenadora do NUPENS, Patrícia Jaime, conversou com Kelly Alves, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, inaugurando as comemorações de aniversário do documento.

“O Guia Alimentar é produto de um processo técnico , político e histórico, que consolidou na academia e na administração pública o que é a alimentação adequada e saudável”, explicou Jaime. Ela reforçou que a publicação foi construída a partir de novos paradgimas no campo científico, como a criação da classificação NOVA de alimentos – que introduziu novos indicadores sobre a relação entre o padrão de consumo alimentar e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

“Dados lançados em 2011 indicavam uma mudança no padrão de consumo alimentar da população brasileira. Estávamos no caminho do Brasil sair do mapa da fome, e percebemos o processo da transição epidemiológica, com o agravamento das doenças crônicas e a emergêcia da obesidade como fenômeno de grande relevância em saúde pública”, contou a pesquisadora.

A nova edição do Guia surgiu, então, como uma meta dentro das políticas públicas elaboradas pelo governo federal, que, em 2011, estava desenvolvendo o primeiro Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do país. Segundo Jaime, “é fruto de um processo participativo, de um planejamento da política pública brasileira, e envolveu diferentes vozes, setores e atores da sociedade”.

O bate-papo foi transmitido ao vivo, pelo canal do DataSUS, e está disponível. Assista!