Cadeias de Valor

Profa. Dra. Silvia Helena Galvão de Miranda – Universidade de São Paulo – USP

Objetivo geral

O Eixo Cadeias Agroalimentares de Valor abrange várias dimensões do desafio do combate à fome e dos consumos e produção sustentável estando diretamente relacionado com os ODS 2 e 12 da ONU. O seu objetivo geral, considerando uma visão sistêmica da segurança alimentar, é identificar determinantes da produção de alimentos via modelos de produção mais sustentáveis e promovê-los, bem como a redução dos gargalos ao abastecimento e distribuição de alimentos de qualidade e saudáveis para populações rurais e urbanas, e a diminuição das perdas e desperdício de alimentos, via políticas públicas e ações privadas mais eficientes e eficazes.

Saúde e Nutrição

Coordenação

Profa. Dra. Semíramis Martins Álvares Domene – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Objetivo geral

Este eixo estuda os determinantes do acesso ao alimento a partir da ideia de sistemas alimentares. Ao reconhecer a contribuição e os limites do conhecimento científico, busca estabelecer conexões com os saberes tradicionais para prototipar e validar processos e soluções que promovam a boa alimentação com sustentabilidade, tendo a dietética e as estratégias previstas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição como referencial teórico.

Políticas Públicas

Profa. Dra. Flávia Mori Sarti – Universidade de São Paulo – USP

Objetivo geral

Este eixo pretende avaliar as políticas públicas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil ao longo das últimas décadas. Para tanto, realiza estudos sobre os programas direcionados à promoção da segurança alimentar e nutricional no país, em diferentes níveis de governo, bem como sobre as percepções expressas em mídias sobre políticas públicas de alimentação e nutrição vigentes via processamento de língua natural.

Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch – Universidade de São Paulo – USP

Objetivo geral

Promover o diálogo entre diferentes atores sociais pela comunicação estratégica integrada por meio da difusão e divulgação científicas utilizando instrumentos midiáticos e práticas da educomunicação socioambiental para democratização do conhecimento, novos padrões de consumo e segurança alimentar.

Inteligência Artificial

Prof. Dr. Alexandre Cláudio Botazzo Delbem – Universidade de São Paulo – USP

Objetivo geral

Pesquisar, desenvolver e aplicar ferramentas e técnicas computacionais para coleta, fusão, processamento, armazenamento, análise, extração do conhecimento e disseminação de dados e informações sobre fome e insegurança alimentar. Apoiar a pesquisa, ensino e extensão em aspectos relacionados à fome, com ênfase no auxílio à tomada de decisão de diferentes stakeholders, tanto públicos quanto privados. Endereçar desafios científicos das diferentes etapas do ciclo de vida dos dados e do workflow de aprendizagem de máquina aplicados a problemas envolvendo fome e insegurança alimentar.