No dia 24 de abril de 2024 o Projeto Horta da Faculdade de Saúde Pública completou 10 anos. O evento, realizado no espaço da horta, contou com uma roda de conversa sobre a história da horta e sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, a partir da prática de separar feijão. Depois da roda, houve degustação de baião de dois e bolo de capim limão com geleia de vinagreira. A atividade contou com a participação da diretoria da FSP, da comissão de graduação e da comissão de cultura e extensão universitária da faculdade.

Criado em 2014, o Projeto Horta-FSP tem como objetivo ser um espaço de observação e prática, que integra ensino, pesquisa e extensão, um laboratório didático vivo para o desenvolvimento de atividades de caráter coletivo e colaborativo, abordando temas relacionados à produção e consumo de alimentos de forma sustentável, à preservação da natureza e do ambiente e com estímulo à interdisciplinaridade. Essa proposta de trabalho alinha-se à preocupação com a construção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e à promoção da saúde no espaço urbano.

Coordenado pela Profa. Cláudia Bógus, professora e pesquisadora do INCT Combate à Fome, no eixo Saúde e Nutrição, e conduzido por estudantes bolsistas e voluntários, o projeto está alinhado com um dos objetivos do INCT, ao buscar práticas alternativas para a realização da Educação Alimentar e Nutricional, tendo como referência a horta como estratégia pedagógica. Periodicamente são desenvolvidas atividades educativas para o público da universidade e externo, e está sempre aberta a participantes voluntários.

Categorias: INCT