O caqui é uma fruta de clima tropical, e por isso é cultivada em praticamente todo o país. É uma excelente fonte de vitaminas C e E que, respecitivamente, auxiliam na defesa e no bom funcionamento do organismo. Além disso, possui um elevado teor de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino.
É uma fruta delicada e possui a casca muito fina. Por isso, na hora da compra o melhor é escolher aqueles livres de rachaduras, firmes e com a coloração uniforme, e o ideal é embalá-los bem na hora de levar para casa. Após a compra, deve ser guardado na geladeira por um período de três a cinco dias, se estiver maduro, ou em local fresco, caso o consumo seja rápido. Se estiver verde, deve ser deixado fora da geladeira para amadurecer. A forma ideal de consumo é in natura, ou seja, cru.
Os tipos de caqui mais consumidos pelos brasileiros são:
-
Caqui Rama Forte: de coloração vermelha, com polpa mole e gelatinosa.
-
Caqui Taubaté: de coloração vermelha e polpa de consistência mole.
-
Caqui Chocolate: de coloração alaranjada, com polpa firme e crocante.
-
Caqui Fuyu: de coloração alaranjada e polpa de consistência firme.
A colheita do caqui começa no final de janeiro e vai até agosto, mas o pico da safra se dá entre os meses de março e maio, quando sua oferta aumenta nas feiras e supermercados. Portanto, aproveite a época para saborar essa fruta deliciosa e super nutritiva!
Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/caqui-beneficios-a-saude.aspx