ACONTECEU!: Audiência Pública: “Exposição aos agrotóxicos e agravos à saúde e ao meio ambiente”

20160826_Agrotoxicos

 

Nos dias 29 e 30 de agosto foi realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, a audiência pública “Exposição aos agrotóxicos e agravos à saúde e ao meio ambiente“.

Na audiência foram debatidos os impactos à saúde e ao meio ambiente decorrentes do uso inadequado de agrotóxicos no Estado de São Paulo, bem como os instrumentos para a atuação institucional e da sociedade sobre o tema.

O evento foi transmitido ao vivo via Internet (IPTV USP) e aberto a toda a população.

Eventos como este são de suma importância para toda a população, os diferentes seguimentos da sociedade civil, instituições de ensino e do governo, por tratar-se de espaços fundamentais para construção do diálogo e da deliberação de ações produzidas entre esses diversos atores que deverão atuar na sociedade.

Movimentos organizados pela sociedade civil e instituições de ensino têm-se propagado Brasil a fora, levando essa pauta tão relevante para a Segurança Alimentar e Nutricional, na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Em abril de 2011, um conjunto de organizações e movimentos sociais se uniu para criar a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Atualmente, dezenas de instituições e grupos expressivos da sociedade civil, como a Via Campesina, a Fiocruz, a Rede de Direitos Humanos, a Rede de Segurança Alimentar, a Associação dos Profissionais de Saúde Coletiva e o Idec fazem parte dessa campanha.

A luta em defesa da produção de alimentos sem agrotóxicos ou com a redução destes é um desafio, pois ataca-se diretamente o modelo do agronegócio desenvolvido abundantemente em nosso país, além da pressão para a regulamentação do uso dessas substâncias. Assim, é necessário falar da construção de uma outra proposta de sistema alimentar para o Brasil.

Audiências como esta realizadas na FSP e consultas públicas como as realizadas no último período de 2015-2016 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) devem sempre contar com a nossa participação, pois são oportunidades para a construção de direitos e o exercício de cidadania!

Para mais informações, ver:

  1. Dossiê sobre Agrotóxicos – dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde

    http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf

  2. Vídeo – O Veneno está na Mesa I e II

    https://youtu.be/8RVAgD44AGg https://youtu.be/fyvoKljtvG4

  3. Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2012-2015/ 2016-2019

    http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/Plano_Caisan.pdf

    http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2016/05/PLANSAN-2016.pdf

  4. Comunicação popular – Cordel sobre Agrotóxicos: Amaldição dos agrotóxicos ou que faz o agronegócio

    http://www4.planalto.gov.br/consea/biblioteca/documentos/a-maldicao-dos-agrotoxicos-ou-o-que-faz-o-agronegocio

Fontes: Idec (http://www.idec.org.br), FSP (http://www.fsp.usp.br).