CPaS-1 – Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde Pública

Orientações da FEUSP em tempo de crise sanitária e maior distanciamento social

A Direção da Feusp, ciente da dificuldade de se estabelecer medidas inflexíveis diante da pandemia do coronavírus, dirige-se à sua comunidade por meio desta carta para apresentar os princípios que regerão as ações que se mostrem necessárias para a continuidade dos trabalhos da instituição. Faculdade de Educação da USP.

Imagem disponível em <Novos diretores da Faculdade de Educação tomam posse no dia 20/06 – Jornal da USP> . Acesso em 29/11/2021

Em reunião realizada no dia 17/03/2020, com os presidentes das comissões estatutárias, chefias de departamentos, coordenadores de CoCs e da Comissão de Estágio e Estudos Independentes, foram definidos os seguintes princípios:

· Deverá ser mantido algum nível de contato acadêmico com os estudantes ao longo do período de suspensão das aulas presenciais (e-mails semanais, indicação de leituras, aulas virtuais – síncronas ou assíncronas –, atividades em fóruns etc.), de forma a contemplar todos/as os/as estudantes, sem a preocupação de corresponder à carga horária prevista no Júpiterweb.

· Não ignoramos que as condições nas quais as atividades de ensino e de aprendizagem serão desenvolvidas comprometerão a qualidade do trabalho que realizamos. Assim, incentivamos a busca por estratégias diferenciadas para a continuidade da formação dos estudantes, mas não desprezamos toda a sorte de dificuldades e limitações que comprometerão o semestre letivo.

· A principal característica dessa crise pela qual passamos é a dificuldade de se fazer previsões com margem segura de assertividade. Estamos no campo do imponderável, o que exige que a discussão sobre os princípios ora apresentados, bem como as ações neles fundamentadas, sejam avaliados periodicamente. Estamos em um momento cujas condições nunca foram experienciadas e, portanto, com o grande desafio de nos orientarmos por diretrizes mais gerais e coletivas, buscando preservar peculiaridades. Por isso, as reuniões do grupo que as definiu serão semanais – cabendo mesmo a possibilidade de serem mais frequentes.

· Em relação aos cursos de Graduação, é preciso ter clareza dos três tipos de disciplinas que oferecemos, com suas especificidades: introdutórias – as que reúnem os estudantes no começo dos cursos –, as teóricas e as teórico-práticas. Sobre as últimas, diante da impossibilidade de realização dos estágios curriculares, afirma-se a necessidade de, no momento oportuno, ser retomada a sua abordagem, em aulas presenciais. Sublinha-se, assim, o caráter teórico-prático dessas disciplinas. Isso não impede que algumas atividades possam ser desenvolvidas por meio de modalidade não presencial1, a critério dos professores.

Como um último ponto, clamamos pelo estabelecimento de um compromisso entre nós da comunidade Feusp: cuidemos da forma de comunicação de nossas perspectivas. Como primeiro passo nesse sentido, pedimos que eventuais dúvidas e/ou comentários e/ou sugestões, sempre bem-vindos, sejam encaminhados para o e-mail fe@usp.br.

Atenciosamente,

Direção, Comissão de Graduação, Comissão de Estágios, CoC Pedagogia e CoC Licenciatura.

Publicado originalmente 26/03/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *