CPaS-1 – Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde Pública

O CPaS-1 iniciou em 2019 e tem estado aberto à exploração das possibilidades de realizar antropologia em relação de mútua afetação com o campo híbrido da Saúde Pública. Está interessado particularmente em produzir pesquisa etnográfica sobre processos de produção de diferenciação e desigualdades (em especial em termos de raça, sexualidade, gênero e etnia), precariedade, persistência, violência, corpo(rificação/reidade), cuidado, multiplicidade e cosmopolítica, e ciência. Deseja ser um coletivo monstruoso, potente, engajado com lutas de resistência e de transformação social, capaz de coletivizar alimentos científicos, políticos e artísticos para atravessar os espaço-tempos catastróficos que, em múltiplos planos e de naturezas diversas, tivemos de viver.

O CPaS-1 está vinculado ao Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e tem uma relação de co-implicação e nutrição com o laboratório desse departamento: o Laboratório de Hibridação Científico-Política em Saúde Pública (LaHibrid).

Da história brasileira da saúde coletiva, da antropologia, das prostitutas, indígenas, comunidades negras, existências periféricas e fronteiriças, e das mobilizações “pós-queer”, bichas e trans e nb, estamos aprendendo a confiar em alianças transversais, em afinidades promíscuas e em junções divergentes. Para o CPaS-1 é fundamental o diálogo com as artes, com a comunicação e com a divulgação científica. Acolhe principalmente estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de nutrição e saúde pública, bem como de outras unidades (enfermagem, comunicação, terapia ocupacional, assistência social), e está aberto para novas conexões.

Mas o que quer dizer (-1)? O -1 está relacionado com toda a construção da relação entre multiplicidade e “menor”. Com Kafka, com Melville e com Sadoc, o -1 é um conceito central. A ideia é como pensar multiplicidade ou múltiplo extraindo o 1. Esse 1 é unidade, é comando, é hegemonia. É, em termos de Foucault, saber régio.

Estas discussões te interessam? Você tem interesse em escrever reflexões, poesias e publicá-las no nosso blog? Você gostaria de se juntar à nós? Às nossas leituras, aos nosso seminários? Se sim, entre em contato conosco e vamos conversar sobre seus interesses e intenções. Basta enviar as seguintes informações para nosso email cpasfsp@gmail.com: 1) Nome completo; 2) área de atuação/graduação e instituição e 3) qual seu objetivo. Responderemos prontamente.

Seguimos juntes!