CPaS-1 – Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde Pública

Parcelas

PARCELA 2: Contra-fronterizar o Mundo e compor mundos: fronteiras interseccionais, crescimento e gozos pluriversais

Bixas trans y travestis, +, “jovens”; Tbt/Let/StaRs#Manaus-SGC # SP

tags: ancestralidades trans, macumba, sexualidade, juventude, mundos compostos, contra-efetuações de fronteira, vidas transfronteiriças, mobilidades…

Alianças

Universidad Nacional de Colombia, sede Amazonía; Universidade do Estado do Amazonas em Tabatinga; Projeto “O Gênero da Dívida na Amazônia” (Flavia, UFAM); Projeto “Encarceramento no Amazonas: transformações políticas e sociais pós-massacres” (Candotti). Redes Transfeministas (Silvana)

Conexões
Projeto de Filme Babado (Camila Freitas)

Materiais diretos e indiretos
FREITAS, Camila; OLIVAR, José Miguel. Imagem trans: transe, fabulação e sobrevivências na fronteira. Revista Poiésis, v. 23, n. 39, p. 18-54, 2022.
DE LIMA OLIVEIRA, Thiago; NASCIMENTO, Silvana. O (outro) lugar do desejo: Notas iniciais sobre sexualidades, cidade e diferença na tríplice fronteira amazônica. Amazônica-revista de antropologia, v. 8, n. 1, p. 118-141, 2017.
NASCIMENTO, Silvana. A cidade no corpo. Diálogos entre corpografia e etnografia. Ponto Urbe. Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, n. 19, 2016.
SILVA, R. C. “Na gira da umbanda”: exercício etnográfico sobre expressões de afrorreligiosidade na “fronteira” e no Terreiro da Cabocla Jurema em Tabatinga, Amazonas. Dissertação (Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2015
OLIVAR, José Miguel Nieto. Adolescentes e jovens nos mercados do sexo na tríplice fronteira Brasil, Peru, Colômbia: três experiências, um tour de force e algumas reflexões. Revista Artemis, v. 18, n. 1, 2014.

Equipe atual
Responsável: Michel de Oliveira Furquim dos Santos (doutorando, bolsa CAPES, FSP/USP), Silvana Nascimento (PPGAS USP, docente), Fabio Candotti (PPGAS UFAM, docente), Camila Freitas (mestranda UFRJ).

Apoios e conexão

Guilherme Passamani (UFMS, docente); Lindomar Albuquerque (UNIFESP, docente), Flavia Melo (UFAM, docente) , Samara Soares (Terreiro do Pai Jairo – Tabatinga, apoio em pesquisa).

Voltar para a home do Cosmopolíticas do cuidado

Demais parcelas Parcela 1 | Parcela 3 | Parcela 4 | Parcela 5 | Parcela 6 | Cesto-Plataforma