A  |  A+ |  A-
Seminário revisita geógrafo Josué de Castro e analisa contradições dos sistemas alimentares e o panorama da fome atual
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

A fome, um dos problemas mais profundos do Brasil e que volta à tona com a crise da pandemia, será o tema de mais um seminário promovido pela Cátedra Josué de Castro, ligada à FSP-USP. Recuperar o debate proposto por Josué de Castro em seu antológico livro “Geografia da Fome”, que completa 75 anos em 2021, e revisitar a temática sob múltiplas dimensões, é o objetivo deste encontro.

“Revisitando ‘Geografia da Fome’ 75 anos depois: as transformações nos sistemas alimentares e os impactos na saúde, meio ambiente e mudanças climáticas” é o título do seminário, que acontece do dia 29 de novembro até o dia 02 de dezembro, (confirma programação completa e horários abaixo), com transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube.

Os cientistas farão uma análise englobando o desenvolvimento econômico – especialmente a produção de alimentos, pobreza, desigualdades -, incluindo o clima e o meio ambiente nos debates, sob a perspectiva dos padrões alimentares e da cultura alimentar nas cinco regiões do território brasileiro.

A reflexão proposta buscará comparar o Brasil de 1946 com o Brasil de 2021, analisando as profundas transformações pelas quais passaram os sistemas alimentares e os nexos com a economia, a produção e consumo de alimentos e suas consequências sobre a situação de insegurança alimentar dos brasileiros, as mudanças no padrão alimentar, e impactos deletérios do atual e predominante modelo de produção e consumo de alimentos sobre a saúde, meio ambiente, clima, cultura e etc.

As principais perguntas que buscamos responder são: O que mudou nestes 75 anos? Quais os novos determinantes da fome e suas consequências sobre a saúde, meio ambiente e clima?

 

“Revisitando ‘Geografia da Fome’ 75 anos depois: as transformações nos sistemas alimentares e os impactos na saúde, meio ambiente e mudanças climáticas”

Data: 29 de novembro a 02 de dezembro de 2021

Horário: das 17 às 19h

Acompanhe pelo canal da FSP-USP no YouTube.