Dois dispositivos de Gestão do Conhecimento

O ObservaSaúde apresenta dois dispositivos de Gestão do Conhecimento que são úteis e acessíveis aos municípios

“A Segunda Opinião Formativa (SOF) no contexto da BVS APS é uma fonte de informação que apresenta como conteúdo as perguntas e respostas baseadas em boa evidência relacionadas com os problemas prioritários de atenção primária à saúde (APS).
O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), oferta a todos os profissionais de saúde do Brasil bases de dados científicas para auxiliá-los na tomada de decisão clínica e de gestão.

As SOF são originadas de teleconsultorias que tratam de assuntos relevantes para o SUS e com possibilidade de responder a dúvidas e necessidades de outros trabalhadores da saúde, com vistas à ampliação da capacidade resolutiva em casos ou situações semelhantes.

As SOF são elaboradas pelos Núcleos de Telessaúde (NT) seguindo uma estrutura definida que organiza o conteúdo, passam por um processo de revisão por um profissional com experiência na atenção primária à saúde (APS), e por fim são indexadas e publicadas na BVS APS.

A coleção, portanto, é composta por perguntas e dúvidas originadas pelas Equipes de Saúde da Família vinculadas aos Núcleos de Telessaúde em funcionamento no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes. E, pode ser considerada como um exemplo de “tradução do conhecimento” já que sintetiza a melhor evidência disponível e apoia os profissionais da saúde nas questões práticas diárias.

Saiba mais:
– Apresentação geral sobre SOF: antecedentes, fluxo de produção, critérios de avaliação, indicadores de acesso (pdf)
– Fluxo de produção de SOF (pdf)
– Termo de Referência para submissão de SOF (pdf)
– Manual de Telessaúde para Atenção Básica / Atenção Primária à Saúde (pdf)
Consulte as perguntas do SOF (https://aps.bvs.br/)

Sobre o Portal

Iniciado em 2012, o Portal Saúde Baseada em Evidências refere-se a uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.

O Portal SBE reitera o compromisso do governo brasileiro de aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados, na perspectiva de melhor atender à população.

Buscando maior desenvolvimento e fortalecimento do Portal SBE, a SGTES/MS estabelece em 2015 parceria junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da OPAS/OMS (BIREME/OPAS/OMS) para incorporação da Prática Baseada em Evidências no processo de trabalho dos profissionais de saúde e de acadêmicos das áreas da saúde. A disseminação da Prática Baseada em Evidências, entendendo-a como importante movimento de mudança nas práticas assistenciais, o uso e disseminação de evidências em saúde, bem como o compartilhamento da experiência na Região das Américas e junto aos países da Cooperação Sul-Sul, também serão finalidades desta parceria.

Quem pode acessar?

O acesso aos conteúdos está disponível aos profissionais e estudantes da área da saúde. No caso dos profissionais, o acesso é definido pelo vínculo destes aos seus respectivos Conselhos Profissionais. Desta forma, têm acesso às bases de dados os profissionais das 15 áreas da saúde, sendo estas: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social, Técnico em Radiologia.