Covid Longa na RMSP

Covid Longa na Região Metropolitana de São Paulo, terminologia, identificação, classificação e registro nos sistemas de informação - Jenifer Toniolo

Trabalho de Conclusão da disciplina 0060027 – Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Pública III da  Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, realizado no Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo

Professoras: Marília Cristina Prado Louvison e  Zilda Pereira da Silva

Supervisor: Rubens Yoshimassa Moriya

Resumo

Este estudo pretende conhecer a terminologia, a identificação, a classificação e os registros de doenças e atendimentos relacionados à Covid Longa através dos sistemas de informação nacionais disponíveis para consulta.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi conhecer a terminologia, a classificação e os registros de doenças e atendimentos relacionados à Covid Longa através dos sistemas de informação nacionais disponíveis para consulta e realizado em atendimento à demanda do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo.

Introdução

A Covid Longa tem sido estudada nos últimos dois anos desde a emergência da COVID-19 em âmbito mundial. Compreender quais são os mecanismos de persistência da doença, seus respectivos sintomas e desdobramentos à saúde humana tem sido um desafio para os profissionais de assistência em saúde e pesquisadores da área médica.

Caracterizada pela persistência de alguns sintomas da COVID-19, após a fase aguda da doença e em geral a partir de 4 semanas, os sintomas podem incluir dispneia, cansaço aos esforços, dores de cabeça, entre outros.

O registro de doenças, agravos e eventos de saúde tais como a COVID-19 e a Covid Longa já é uma prática nos países que se utilizam dos códigos de classificação internacional de doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Passar a efetuar os registros relativos à ocorrência da Covid Longa nos sistemas de informação nacionais através da utilização dos códigos da CID da OMS será medida de grande relevância pela utilidade e necessidade, pois embasará com informações o desenho de ações e políticas públicas de saúde. Constitui desafio aos profissionais de assistência em saúde a efetivação de múltiplas atividades em suas rotinas de trabalho, que incluem além do atendimento ao paciente, a identificação adequada das doenças através dos códigos de CID, que com alguma frequência têm sofrido alterações, como no caso da pandemia de COVID-19.

Acesse o estudo completo e apresentação clicando aqui: